axonline 48   axonline 46   axonline 49

MISTURAS, CORES E HISTÓRIA

As bebidas alcoólicas acompanham os homens desde que alguém teve a curiosidade de experimentar um líquido fermentado, e outro a ideia de destilar, filtrar, retificar e aromatizar. 
Por volta de 4000 a.C. já se bebia cerveja fermentada do trigo e da cevada, conforme registrado em um pictograma encontrado na Mesopotâmia. (1)
O primeiro registro de vinho dá-se por volta de 870 a.C., quando foi servido numa grande festa do rei Assurnasirpal II para inaugurar a nova capital da Assíria, Nimrud, no império grego. (1)
Dessa época até hoje, muitas bebidas foram inventadas, com as quais se podem fazer diversas combinações, os apreciados coquetéis.
 

 

   

O Ponche é um dos coquetéis mais antigos e famosos da era moderna, data de 1630; seu nome vem da palavra persa “per”, da palavra hindu “panch” e da inglesa “punch”, que quer dizer “Cinco Ingredientes” – os ingredientes que compõem o Ponche são rum/cachaça, açúcar, limão, chá e canela. 
Adotado pela marinha real inglesa, nos primórdios da 
pirataria no Caribe, o ponche passou a ser conhecido como “grog”, em homenagem ao comandante que o inventou para divertir e evitar o escorbuto de sua tripulação. Sua receita tinha esta exata quantidade: One of Strong, Two of Sweet, Three of Sour and Four of Week (uma de aguardente, duas de açúcar, três de limão e quatro de chá), complementada com canela em pó. 
Durante a recessão nos Estados Unidos, no início do século XX, os coquetéis alcançaram o auge, servindo para esconder os destilados de baixa qualidade que se fabricavam clandestinamente. Um dos coquetéis mais famosos nessa época era o Dry Martini.

 


O Armazem Vieira, com 29 anos estudando, inventando, fazendo e aperfeiçoando misturas, tem muitos tipos de coquetel à sua disposição.
Venha para o Armazem Vieira experimentar essas misturas que evocam o passado e que, no presente, despertam nossa imaginação. Faça as harmonizações que mais combinam com você e agradam seu paladar.

Não se esqueça de beber sua dose de cachaça Armazem Vieira. Saúde!

 




Referências:
(1) História do mundo em 6 copas, Tom Standage, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2006
(2) http://www.etymonline.com/index.php?term=punch