axonline 48   axonline 46   axonline 49

 

 A ILHA DO ARMAZEM VIEIRA

Na ilha de Santa Catarina, sul do Brasil, são produzidas as cachaças Armazem Vieira desde o século XIX.
A edificação do entreposto marítimo Armazem Vieira em 1840, à beira-mar na pequena baía do Saco dos Limões, constitui-se num importante marco na comercialização entre as diferentes freguesias e arraiais da região.

Comercializava também com os grandes navios veleiros internacionais que aportavam na Ilha para se abastecer de água, café, farinha de mandioca, açúcar, carnes, verduras, apetrechos náuticos, mastros de navio (ariribá) e da imprescindível cachaça.

Em 1983, os engenheiros e mixologistas Wolfgang Schrader e Renato Grasso Bollo, adquiriram o histórico Armazem Vieira e ficaram fascinados ao conhecer sua tradição mercantil em cachaça; pesquisaram referências bibliográficas e entrevistaram renomados destiladores ainda existentes na região da Ilha de Santa Catarina, 

 

 

 

Pesquisaram referências bibliográficas e consultaram a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz em Piracicaba, SP e se juntaram com um hábil e estudado destilador da região com a Universidade Federal de Santa Catarina e iniciaram sua própria história com o objetivo de produzir cachaças com qualidade para colocá-las no mercado internacional entre os melhores destilados.

Em 1985 iniciam a produção da cachaça ARMAZEM VIEIRA e inauguram um bar promocional do mesmo nome instalado no prédio histórico Armazem Vieira.

 A cachaça lançada no mercado nesse ano é conhecida hoje como cachaça ARMAZEM VIEIRA TRADICIONAL ou ARMAZEM VIEIRA PORTO NOSSA SENHORA DO DESTERRO.

 

 

 

Em 1997 o Ministério de Agricultura sugeriu acrescentar no rótulo “cachaça armazenada” tendo em vista que a cachaça estava armazenada nos toneis do Armazem Vieira por muitos anos.

Em janeiro de 2000 foram lançadas no mercado as cachaças:

  • ARMAZEM VIEIRA, ONIX, armazenada 16 anos;
  • ARMAZEM VIEIRA, TERRA, armazenada 12 anos;
  • ARMAZEM VIEIRA, RUBI, armazenada 8 anos;
  • ARMAZEM VIEIRA, ESMERALDA, armazenada 4 anos
  • ARMAZEM VIEIRA, SAFIRA, armazenada 3 anos

No mesmo ano se iniciam as exportações dessas cachaças para estados Unidos e Alemanha.

.